$type=grid$count=4$tbg=rainbow$meta=0$snip=0$rm=0

Parlamento. PSD isolado para criar comissão da natalidade.

SHARE:

O PSD propôs esta quarta-feira uma comissão eventual para a natalidade, mas ficou a falar praticamente sozinho. O CDS elogiou os apelos ao ...

O PSD propôs esta quarta-feira uma comissão eventual para a natalidade, mas ficou a falar praticamente sozinho. O CDS elogiou os apelos ao consenso, mas a deputada Vânia Dias da Silva fechou o debate a defender: “Sejam bem-vindos ao debate. Espero que passem à ação”. Tanto o PS como o Bloco acusaram os sociais-democratas de querer retirar prestações a mais de 200 mil jovens. A proposta inicial dos sociais-democratas é a de avançar com as creches gratuitas e conceder 10 mil euros por filho.

“O objetivo é tornar este debate amplo e participado, sereno e racional, nacional e não partidário (...). O intuito não é o cercear a iniciativa dos partidos ou dos futuros programas eleitorais. Mas, ao contrário, facultar-lhes elementos adicionais de análise e informação que permita aprofundar as suas ideias", começou por pedir a deputada Clara Marques Mendes.

Na réplica, Idália Serrão, do PS, não poupou nas críticas ao responsabilizar o PSD pelo inverno demográfico: “Não lhes perdoo, nem eu, nem as famílias que viram os filhos sair de Portugal. Bem pode vir adjetivar sobre o inverno demográfico que a história não vos vai tirar esse papel”. A deputada recusou a criação de uma comissão eventual porque já existe um grupo de trabalho da parentalidade, do qual Clara Marques Mendes, faz parte. “Não se esquecam de comunicar este aspeto à vossa sede”. A frase da deputada socialista serviu para aproveitar a mais recente crise interna entre a direção da bancada e a direção do PSD.  As primeiras filas estavam cheias, mas a bancada laranja não conseguiu manter o debate com mais de  40 a 45 deputados na sala. Isto apesar de ter sido a primeira causa da nova direção do PSD, de Rui Rio.

O Bloco, pela voz de José Soeiro, considerou as propostas do PSD “manhosas” e lembrou que as soluções dos sociais-democratas apontam para um corte de quatro mil euros para famílias monoaprentais em três anos.

O PCP, pela voz de Rita Rato, sustentou que “o problema não é a falta de discussão ou diagnóstico, é a falta de vontade política para tomar as medidas certas”. Heloísa Apolónia contestou a estratégia do PSD por só ter apresentado uma proposta de comissão eventual e o CDS reclamou louros para as medidas de natalidade. Filipe Anacoreta Correia afirmou que “o facto de se trazer o tema da natalidade” significava que o CDS tinha razão. Os centristas apresentaram propostas há dois anos. O PSD bem tentou, pela voz de Clara Marques Mendes, ao consenso necessário  consensos, mas o debate acabou por terminar com muitas críticas e pouca margem para o diálogo.


by Cristina Rita, via Jornal i

COMMENTS

Nome

noticias,10754,
ltr
item
Últimas Notícias: Parlamento. PSD isolado para criar comissão da natalidade.
Parlamento. PSD isolado para criar comissão da natalidade.
https://cdn1.newsplex.pt/media/2018/6/27/fb/645433.jpg
Últimas Notícias
http://ultimas4noticias.blogspot.com/2018/06/parlamento-psd-isolado-para-criar.html
http://ultimas4noticias.blogspot.com/
http://ultimas4noticias.blogspot.com/
http://ultimas4noticias.blogspot.com/2018/06/parlamento-psd-isolado-para-criar.html
true
5806162140958928676
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy