$type=grid$count=4$tbg=rainbow$meta=0$snip=0$rm=0

Caso Robles. Luís Fazenda diz que Bloco vai refletir e “tirará conclusões”

SHARE:

Nem todos os dirigentes do Bloco de Esquerda defendem que o vereador Ricardo Robles está a ser vítima de uma espécie de cabala, como susten...

Nem todos os dirigentes do Bloco de Esquerda defendem que o vereador Ricardo Robles está a ser vítima de uma espécie de cabala, como sustentou no fim de semana a coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins. 
Luís Fazenda, antigo líder parlamentar, admite ao i que atividades imobiliárias como as realizadas por Ricardo Robles são criticadas no programa do Bloco de Esquerda: “São circunstâncias que, no Bloco de Esquerda, nós condenamos e que levam à gentrificação.” 

Questionado sobre se as ações concretas do vereador da Câmara de Lisboa são condenáveis à luz dos princípios do Bloco de Esquerda e “levam à gentrificação”, Luís Fazenda responde sucinta mas elucidativamente: “Sim. Não posso dizer outra coisa.”

Luís Fazenda, antigo líder da UDP que fundou o Bloco de Esquerda em 1999 com Francisco Louçã (na altura do Partido Socialista Revolucionário, PSR), Fernando Rosas e Miguel Portas, é o único dos fundadores que continua a fazer parte dos órgãos de direção do Bloco de Esquerda. 

Ao i, Luís Fazenda afirma que  “o Bloco não mudou de ideias nem de políticas” e que não sai “diminuído” deste caso, embora considere que, “provavelmente, a situação é mais adversa”. E defende que neste caso “tem de se fazer uma reflexão e tirar conclusões”. 

“As avaliações que faremos vão ter em conta as várias opiniões e a forma como este processo foi entendido”, diz o antigo líder parlamentar bloquista, para quem o caso Robles “tem aspetos que carecem de uma análise mais longa e cuidada”. 

Sem deixar de ironizar com o impacto que o assunto teve na comunicação social – “Achei muito interessante este movimento que se estendeu a todo o país. Consegui perceber que teve mais eco do que as bravatas de Manuel Pinho” –, o fundador do Bloco de Esquerda afirma-se pronto para “um debate sobre valores”: “Se querem um debate sobre valores, nós faremos esse debate.”

Luís Fazenda é o primeiro alto dirigente do Bloco de Esquerda a defender uma “avaliação” do impacto do caso Ricardo Robles – que comprou à Segurança Social um prédio por 347 mil euros, investiu 650 mil euros em obras e chegou a colocá-lo à venda numa imobiliária de luxo (a Christie’s) por 5,7 milhões de euros – e a defender que sejam retiradas “conclusões”.

 As posições oficiais do Bloco de Esquerda têm sido em defesa das ações do vereador Ricardo Robles. Na sexta-feira, a comissão política reuniu-se e emitiu um comunicado, desmentindo que o vereador tivesse “ganho milhões” – coisa que não aconteceu porque, nos seis meses em que esteve entregue à imobiliária, o prédio não foi vendido. 

Com base nos pressupostos de que “é falsa a realização de qualquer venda” e que “enquanto coproprietário de um imóvel , Ricardo Robles manteve com todos os seus inquilinos uma relação inteiramente correta, assegurando os direitos de todos”, a comissão política do Bloco de Esquerda considerou que “a conduta do vereador Ricardo Robles em nada diminui a sua legitimidade na defesa das políticas públicas que tem proposto e continuará a propor”. 
No sábado, Catarina Martins ensaiou uma espécie de teoria da cabala, atribuindo a uma “campanha de difamação” e “infâmia” as notícias sobre o caso Robles. 

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu veementemente o vereador da Câmara de Lisboa, que “fez o que tinha de ser feito” e “nada fez de errado”. “Robles não precisou de notícias dos jornais para fazer o que tinha de ser feito”, referindo-se ao facto de o vereador ter feito obras e ter mantido um arrendatário com uma renda de 170 euros.
“O que o Bloco de Esquerda está a fazer está a incomodar os interesses imobiliários.” Foi esta a justificação que Catarina Martins encontrou para as notícias sobre os negócios imobiliários de Ricardo Robles, que surgiram “na mesma altura em que o parlamento aprovou legislação importante para proteger os inquilinos, o direito de preferência sobre a propriedade que permite que o inquilino possa comprar só a sua fração quando o senhorio quer vender todo o empreendimento”. 

A lei que está a ser finalizada no parlamento será, afirmou Catarina Martins, “um grande obstáculo a negócios que estão a ser preparados, nomeadamente a Fidelidade, que quer vender um enorme número de prédios em várias zonas do país”.

Na sexta-feira, num debate na SIC Notícias, Mariana Mortágua tinha afirmado que a comissão política do Bloco de Esquerda tinha pedido “mais esclarecimentos” a Ricardo Robles e que iria pronunciar-se em momento “oportuno”. Mas o comunicado da reunião de sexta exprime o apoio da CP ao seu vereador em Lisboa.


by Ana Sá Lopes via Jornal i

COMMENTS

Nome

noticias,10754,
ltr
item
Últimas Notícias: Caso Robles. Luís Fazenda diz que Bloco vai refletir e “tirará conclusões”
Caso Robles. Luís Fazenda diz que Bloco vai refletir e “tirará conclusões”
https://cdn1.newsplex.pt/media/2018/7/30/fb/649587.jpg
Últimas Notícias
http://ultimas4noticias.blogspot.com/2018/07/caso-robles-luis-fazenda-diz-que-bloco.html
http://ultimas4noticias.blogspot.com/
http://ultimas4noticias.blogspot.com/
http://ultimas4noticias.blogspot.com/2018/07/caso-robles-luis-fazenda-diz-que-bloco.html
true
5806162140958928676
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy