$type=grid$count=4$tbg=rainbow$meta=0$snip=0$rm=0

Capucho desiste de voltar ao PSD. “Não estou para aí virado”

SHARE:

António Capucho manifestou várias vezes a intenção de regressar ao PSD com Rui Rio na liderança, mas não se entende com o partido e vai man...

António Capucho manifestou várias vezes a intenção de regressar ao PSD com Rui Rio na liderança, mas não se entende com o partido e vai manter-se como independente. “Não estou para aí virado. Mantenho-me como independente”, diz ao i o ex-secretário-geral do partido.

António Capucho, um dos principais críticos da governação de Passos Coelho, queria voltar, mas não está disposto a perder a antiguidade. Só o faria se voltasse a ser o militante número 326. O PSD classifica a exigência do histórico do partido como “uma impossibilidade jurídica”.

A história já é longa e começou nas autárquicas de 2013 com António Capucho a candidatar-se numa lista independente à Assembleia Municipal de Sintra. Foi expulso no início do ano seguinte juntamente com Marco Almeida, candidato à câmara de Sintra, e outros militantes que integraram as listas.

O afastamento do partido começou com a chegada de Passos Coelho à liderança. Ao ponto de apoiar os socialistas nas eleições europeias e legislativas. Participou, em 2015, na Convenção Nacional do PS, para apoiar publicamente António Costa.

A reaproximação deu-se quase três anos depois com a eleição de Rui Rio para a liderança. Capucho chegou a dar o regresso como certo. Apresentou um requerimento para anular a decisão que conduziu à sua expulsão, mas não foi bem sucedido. Uma fonte ligada ao processo explica que a única forma de Capucho ser novamente militante é voltar a inscrever-se no partido, porque o processo “transitou em julgado e ele não recorreu na devida altura”.

“ISSO EU NÃO FAÇO” Capucho reage com a garantia de que não está “disponível para preencher uma nova ficha de inscrição e para perder a antiguidade. Isso eu não faço”.

O ex-autarca de Cascais argumenta que o PSD reconheceu “implicitamente” o “erro que cometeu” nas autárquicas de 2013, porque nas eleições seguintes acabou por apoiar a candidatura de Marco Almeida à câmara de Sintra. “Não estão a fazer nenhum esforço para repescar esses militantes e reconciliar a família social-democrata em Sintra. Até agora não fizeram nada. Estão mudos e quedos”, lamenta Capucho. Marco Almeida regressou recentemente ao PSD com a garantia de que acredita na liderança de Rui Rio e quer “ajudar à vitória do PSD nas eleições de 2019”.

CAPUCHO NA CAMPANHA Capucho é um dos militantes mais antigos do PSD e ajudou Sá Carneiro a fundar o partido. Ocupou quase todos os cargos durante quarenta anos. Foi secretário-geral, líder do grupo parlamentar, deputado e ministro. O último cargo que ocupou na vida política foi o de presidente da câmara de Cascais.

O seu regresso foi, porém, mal recebido por alguns sociais-democratas que não lhe perdoam o facto de ter apoiado António Costa nas últimas eleições legislativas. Carlos Abreu Amorim, um dos mais fervorosos apoiantes de Passos Coelho, foi um dos que o acusou de se ter ido “oferecer” ao PS.

O nome de Capucho, apesar de já não ser militante, esteve envolvido na campanha interna do PSD. Santana Lopes, na apresentação da candidatura em Santarém, criticou aqueles que “viraram a cara” ao PSD no tempo de Passos Coelho e andaram “a patrocinar movimentos para derrotar candidatos do meu partido”.

O regresso de Capucho ao partido a que pertencia deste 1974, que acabou por não se concretizar, foi também aplaudida por militantes como Pacheco Pereira. “Vejo, com certeza, com bons olhos o regresso de António Capucho ao partido. É um social-democrata de toda a vida”, disse, no programa Quadratura do Círculo, Pacheco Pereira.

O comentador e militante social-democrata contestou a expulsão de Capucho. Pacheco lembrou, nessa altura, que “quase todas as pessoas envolvidas no escândalo do BPN são militantes do PSD e não perderam a sua militância”.


by Luís Claro via Jornal i

COMMENTS

Nome

noticias,10754,
ltr
item
Últimas Notícias: Capucho desiste de voltar ao PSD. “Não estou para aí virado”
Capucho desiste de voltar ao PSD. “Não estou para aí virado”
https://cdn1.newsplex.pt/media/2018/8/30/fb/653562.jpg
Últimas Notícias
http://ultimas4noticias.blogspot.com/2018/08/capucho-desiste-de-voltar-ao-psd-nao.html
http://ultimas4noticias.blogspot.com/
http://ultimas4noticias.blogspot.com/
http://ultimas4noticias.blogspot.com/2018/08/capucho-desiste-de-voltar-ao-psd-nao.html
true
5806162140958928676
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy