$type=grid$count=4$tbg=rainbow$meta=0$snip=0$rm=0

Ferrovia. Esquerda rejeita comissão permanente extraordinária

SHARE:

Os líderes parlamentares estiveram reunidos ontem, durante pouco mais de meia hora, para discutir a possibilidade de se convocar uma comiss...

Os líderes parlamentares estiveram reunidos ontem, durante pouco mais de meia hora, para discutir a possibilidade de se convocar uma comissão permanente extraordinária para esta semana, com o objetivo de debater os problemas da ferrovia em Portugal. A proposta do CDS-PP acabou por ser rejeitada pela esquerda, contando apenas com o apoio do PSD. 

A apreciação do requerimento dos centristas - que incluía um pedido para ouvir o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, sobre a situação da ferrovia no parlamento - foi o único ponto discutido na reunião.

No final da conferência de líderes, o deputado do CDS Telmo Correia lamentou a decisão que considerou ser “um erro”. “Em nome do CDS, tenho a lamentar que não tenha sido possível marcar esta reunião, que queríamos que fosse já esta semana, apesar das diligências que tivemos e das exigências que fizemos”, afirmou.

Para Telmo Correia, a situação da ferrovia em Portugal “é um problema que tem vindo a tornar-se numa situação insustentável para milhares e milhares de portugueses utilizadores da ferrovia que vêem os comboios suprimidos, atrasados e alterados”. “Há certas linhas, como a do Oeste, que estão num caos absoluto”, acrescentou. 

O requerimento dos centristas teve apenas o voto favorável do PSD. O líder da bancada parlamentar dos sociais-democratas, Fernando Negrão, defendeu a necessidade de “uma reunião para discutir exclusivamente” o problema, uma vez que “as medidas do governo” não ajudam a reverter a situação. “Com o desinvestimento na ferrovia e com as consequências que isso tem tido na qualidade de vida da população, estamos a caminhar para a destruição de uma empresa muito importante, como é a CP”, alertou.

Do lado da esquerda, a opinião é comum: reconhecem que existem problemas graves na ferrovia, mas não concordam que seja marcada uma reunião já esta semana. E deixam duras críticas ao CDS.

Em representação do PS, Pedro Delgado Alves entrou ao ataque e recomendou ao CDS “algum pudor na forma como abordam” este tema, tendo em conta as “responsabilidades que exerceu quando sufragou a redução do material circulante, quando sufragou a falta de investimento na biética e quando sufragou precisamente a redução de trabalhadores quer na CP quer na EMEFE”.

O Bloco de Esquerda, pela voz do líder da bancada, Pedro Filipe Soares, lembrou que desde o início da legislatura apresentou propostas para que “o investimento na ferrovia e na manutenção do material circulante fosse feita atempadamente”. “Curiosamente são as forças de oposição a essas intenções de investimento na ferrovia que hoje se vêm pronunciar”, recordou.

Numa referência às declarações do eurodeputado Nuno Melo na passada terça-feira, Pedro Filipe Soares afirmou que, no fundo, os centristas querem seguir o caminho “das concessões ou da privatização”. “É o negócio que está a imperar nas intenções que o CDS traz para o debate político”, defendeu. 

Já João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu que “os problemas da ferrovia nacional são sérios e atingem muitos milhares de portugueses”. Contudo, referiu que não devem ser “discutidos à pressa” e que merecem ser debatidos “convenientemente e de forma aprofundada”.

O comunista acusou o CDS de “andar agora a esbracejar” apesar de estas falhas existirem “há muito tempo”. “É natural que andem a tentar sacudir a água do capote em relação às suas próprias responsabilidades”, ironizou. 

Também Heloísa Apolónia, do PEV, lembrou que a CP tem sido uma das bandeiras do partido Os Verdes “ao longo de várias legislaturas”. A deputada criticou o CDS - “que acordou agora para esta situação” - e afirmou que a esquerda quer encontrar soluções para os problemas da CP, mas não forçosamente esta semana.

O tema da ferrovia vai ser debatido no dia 6 de setembro, quando está marcada uma reunião da comissão permanente. 

Ontem, o porta-voz da conferência de líderes, o social-democrata Duarte Pacheco, adiantou aos jornalistas que o governo estará presente na reunião e “enviará informação prévia para que os deputados preparem o debate” sobre a ferrovia.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, que esteve presente na conferência de líderes de ontem, assegurou que o governo está disponível para, na pessoa de Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, estar no parlamento na data que a conferência de líderes entender.


by Beatriz Martinho via Jornal i

COMMENTS

Nome

noticias,10754,
ltr
item
Últimas Notícias: Ferrovia. Esquerda rejeita comissão permanente extraordinária
Ferrovia. Esquerda rejeita comissão permanente extraordinária
https://cdn1.newsplex.pt/media/2018/8/27/fb/653184.jpg
Últimas Notícias
http://ultimas4noticias.blogspot.com/2018/08/ferrovia-esquerda-rejeita-comissao.html
http://ultimas4noticias.blogspot.com/
http://ultimas4noticias.blogspot.com/
http://ultimas4noticias.blogspot.com/2018/08/ferrovia-esquerda-rejeita-comissao.html
true
5806162140958928676
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy