$type=grid$count=4$tbg=rainbow$meta=0$snip=0$rm=0

Santana. Novo partido ou aliança de forças com a Democracia 21?

SHARE:

Pedro Santana Lopes desvinculou-se do PSD para preparar a criação de um novo partido. Esta semana reúne-se novamente com o movimento Democr...

Pedro Santana Lopes desvinculou-se do PSD para preparar a criação de um novo partido. Esta semana reúne-se novamente com o movimento Democracia 21 e aí se perceberá que se o antigo primeiro-ministro pretende integrar a equipa de Sofia Afonso Ferreira ou não. Em cima da mesa estarão várias hipóteses, “até unir esforços”, como frisou ao i a fundadora do movimento que aponta setembro como meta para formalizar o pedido de criação do seu novo partido no Tribunal Constitucional.

A reunião só ficou agendada depois de Santana Lopes se ter oficialmente desvinculado do partido a que pertenceu durante 40 anos. Uma decisão difícil para o também ex-líder social-democrata. Ao Observador, Santana insistiu que vai criar uma nova força política mas afastou a hipótese do nome ser Partido Social Liberal.

O também ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia manteve contactos com vários movimentos nas últimas semanas, antes de ir de férias. Tal como i avançou, a primeira conversa com a Democracia 21 correu bem e teve lugar mal Santana Lopes anunciou a intenção de sair do PSD, no início de julho.

No PSD há quem desvalorize a sua saída, mas duas fontes partidárias confidenciaram ao i que a direção de Rui Rio deveria ter feito alguma coisa para travar a saída. “Podemos perder votos”, admitiu um deputado sob anonimato, alinhando na tese do comentador televisivo Marques Mendes. “Ambos vão perder”, defendeu o conselheiro de Estado na SIC, no domingo. “Acho que vai perder o PSD, o centro-direita e o próprio Santana Lopes”, insistiu Mendes, alertando para o facto do ex-provedor da Santa Casa poder roubar votos aos sociais-democratas, sobretudo nas eleições europeias de maio de 2019.

um partido em reflexão. O líder do PSD entrou oficialmente de férias, mas o partido não. A entrevista do antigo líder da JSD, Pedro Duarte, ao “Expresso” – a anunciar que está disponível para concorrer à liderança – sinalizou o momento de reflexão e expectativa sobre a mudança de estratégia de Rui Rio, sobretudo na aproximação ao PS. Entre os críticos da atual direção, a expectativa é a de avaliar se Rio percebeu o recado sobre a necessidade de mudança. Uma fonte partidária bem colocada disse ao i que “não existe nenhum movimento organizado” contra Rio. Por agora.

“Teremos o discurso do Pontal a 1 de setembro e a rentrée em Castelo de Vide, a 9 de setembro”, realçou outra fonte partidária. Contactado pelo i, Pedro Duarte “nada quis acrescentar” sobre os seus planos futuros.

Pedro Rodrigues, antigo líder da JSD e porta-voz do movimento interno Portugal Não Pode Esperar, considera que o anúncio de disponibilidade de Pedro Duarte “é extemporâneo” até porque não ocorreu nenhuma “situação excecional” desde a tomada de posse de Rio. Contudo, tal como já tinha dito ao “Público”, “a disponibilidade manifestada por Pedro Duarte revela a enorme vitalidade do PSD”. Pedro Rodrigues aguarda que o seu colega de partido diga “qual é o seu programa e o que mudou de tão excecional” nos últimos cinco meses para a decisão do também antigo secretário de Estado da Juventude. E nem espera outra coisa de Pedro Duarte. Caso contrário seria “um episódio de silly season”.

Para o porta-voz do movimento interno Portugal Não Pode Esperar a prioridade é a revisão dos estatutos do PSD. O debate está marcado para o próximo conselho nacional do partido de 12 de setembro, altura em que as propostas serão submetidas a votos. O responsável defende que é “preciso abrir o partido à sociedade civil”. Para o efeito existe um debate interno para introdução, por exemplo, da escolha de candidatos a deputados e a eurodeputados através de voto eletrónico. A medida incluiria, por exemplo, militantes mesmo sem as quotas em dia. Ao i, Pedro Rodrigues reconhece que “a introdução destas alterações a sete ou oito meses de eleições podem causar dificuldades quanto à sua exequibilidade”. Mas exortou o partido a fazer a reforma.

E se Pedro Duarte ainda não esclareceu como pretende assumir os destinos do PSD, o calendário para tentar derrubar Rio não poderá ultrapassar o Natal. Se o PSD quiser mudar de líder e de estratégia, terá de ter a casa arrumada em janeiro de 2019. Em maio realizam-se as eleições europeias e em outubro será a vez das legislativas. Mas, o ex-líder parlamentar do partido, Luís Montenegro, que já se assumiu como potencial candidato, deixou claro numa entrevista à SIC que não será por ele que se fará um congresso antes de 2019.

Na direção do PSD a ordem é para não comentar as movimentações internas.


by Cristina Rita via Jornal i

COMMENTS

Nome

noticias,10754,
ltr
item
Últimas Notícias: Santana. Novo partido ou aliança de forças com a Democracia 21?
Santana. Novo partido ou aliança de forças com a Democracia 21?
https://cdn1.newsplex.pt/media/2018/8/9/fb/650937.jpg
Últimas Notícias
http://ultimas4noticias.blogspot.com/2018/08/santana-novo-partido-ou-alianca-de.html
http://ultimas4noticias.blogspot.com/
http://ultimas4noticias.blogspot.com/
http://ultimas4noticias.blogspot.com/2018/08/santana-novo-partido-ou-alianca-de.html
true
5806162140958928676
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy